Postagens

sábado, 8 de junho de 2013

ALEITAMENTO MATERNO

Essa semana, no grupo de gestantes onde trabalho, falamos sobre o aleitamento materno. É uma estratégia importantíssima onde as futuras mamães podem tirar suas dúvidas, que por mais simples que pareça para nós Enfermeiros e profissionais da área de saúde, pode fazer toda a diferença entre a mãe amamentar ou não, caso a dúvida não seja solucionada. Dividirei em tópicos algumas dúvidas:

1- "Meu leite é fraco": NÃO existe leite fraco. Ele pode variar de coloração sendo o de uma pessoa mais grosso, o de outra mais ralo, mas ele contém todos os nutrientes necessários para garantir a nutrição do seu bebê, de preferencia exclusivamente até os seis meses de idade, pelo menos. Não é necessário complementá-lo com água, chás, sucos, frutas entre outras alimentações. 

2- "Tenho muito leite, posso doar?": você pode doar sim, desde que esteja saudável, não tenha nenhuma doença transmissível, não esteja fazendo tratamento com quimioterápicos. É só procurar um banco de leite de sua cidade. Em algumas, a busca é feita em domicilio. 

3- "Meus seios irão cair se eu amamentar por muito tempo?": A flacidez das mamas podem vir a acontecer, mas não vai "cair" da forma que pensam . rs

4- "Meus seios irão ferir?": O mamilo fere quando a pega não é adequada. Se a criança estiver na posição correta, que é com o corpo virado para o da mãe, abocanhando a aréola toda com o lábio inferior voltado para fora com as bochechinhas arredondadas...será pouco provável que venha a ferir...

Amamentar é um ato de amor! É o momento em que a criança sente protegida e querida pela mãe. Além disso tem muitas vantagens: é de graça (leite infantil é caro pra caraaaaaaaamba!), o útero da mãe retorna ao tamanho normal mais rápido, ajuda na perda de peso além de ser método contraceptivo natural (enquanto o nenê se alimentar por mais de 85% de leite materno).

Enfim, são só vantagens!


Amamente seu filho.

Bjos

p.s: vale lembrar que o aleitamento não é recomendado em casos de mães portadoras de doenças transmíssíveis como o HIV. Nestes casos terão que secar o leite.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE

Acontece no próximo sábado o dia D da vacinação contra Poliomielite em todo país. O Ministério da Saúde, junto com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas, realiza, no período de 08 a 21 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2013. Todas as crianças de seis meses a cinco anos de idade devem se vacinar. A meta é vacinar 95% das crianças em Minas Gerais e é muito importante que os pais levem o cartão de vacina das crianças.

Esta é a 34º Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Dessa forma, o objetivo da Campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, tendo como meta a vacinação de crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade.

Restrições da gotinha

As restrições às gotinhas contra a poliomelite ficam para as crianças que estiverem com infecções agudas, febre acima de 38 ºC, vômito, alergia a algum componente da vacina, como a estreptomicina e eritromicina, já apresentaram reação anormal às gotinhas ou crianças com deficiência imunológica em tratamento com imunossupressores. A orientação, nesses casos, é consultar o pediatra da criança sobre a conduta mais adequada. FICA RESTRITO TAMBÉM a crianças que convivm com imunossuprimidos.

A doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição. No Brasil, a doença está erradicada desde 1989.
FONTE: Estado de Minas.